40 fatos sobre energia solar curiosos que possivelmente não conhece

Financiamento mais amigo aproxima energia solar do bolso das empresas
23/01/2017
A energia que cresce
28/01/2017

40 fatos sobre energia solar curiosos que possivelmente não conhece

O consumo de fontes não-renováveis , como petróleo, gás e carvão tem aumentado a um ritmo alarmante. Finalmente chegou a hora de cuidar do nosso planeta e começar a utilizar algumas outras fontes renováveis de energia como a energia solar, energia do vento, energia hídrica, energia da biomassa e energia geotérmica.

Embora muitos países tenham começado a utilizar energia solar extensivamente, ainda têm que percorrer um longo caminho para explorar essa energia para conseguirem atender a sua demanda diária de energia.

Aqui estão alguns fatos sobre a energia solar que podem ajudá-lo a avaliar o potencial da energia solar para atender requisitos globais.

O que é energia Solar?

A Energia solar refere-se a energia do sol. O sol tem produzido energia há 5 bilhões de anos. Trata-se da mais importante fonte de energia para todas as formas de vida. É uma fonte renovável de energia, ao contrário de fontes não – renováveis como combustíveis fósseis. Tecnologias de energia solar usam a energia do sol para iluminar casas, produzir água quente, aquecer casas e produzir electricidade.

A principal vantagem da energia solar é que não produz qualquer poluente e é uma das fontes mais limpas de energia. É uma fonte renovável de energia, requer pouca manutenção e os sistemas são fáceis de instalar. A única limitação que possui a energia solar é que não pode ser usado à noite e a quantidade de luz solar que é recebida na Terra depende da localização, hora do dia, época do ano e as condições meteorológicas.

40-fatos-sobre-energia-solar-curiosos-que-possivelmente-não-conhece-1-Cópia-300x200

 

40 fatos sobre energia Solar

  1. A Energia solar é uma fonte de energia totalmente gratuita e pode ser encontrada em abundância. Embora o Sol esteja a 145 milhões de km da terra, a luz leva cerca de 8 minutos a chegar.
  2. A Energia solar, que é constituída de calor radiante e luz do sol pode ser aproveitada com alguma tecnologia moderna como aquecimento solar, foto-voltaica, fotossíntese artificial, arquitetura solar e eletricidade.
  3. A tecnologia solar pode distinguir-se como ativa e passiva. Os painéis fotovoltaicos e colectores solares térmicos, que aproveitam a energia solar, são exemplos de tecnologia solar ativa. Tecnologia passiva inclui construir quartos para melhorar a circulação de ar, orientando o espaço para usar favoravelmente a luz solar.
  4. A terra recebe 174 Petawatts de radiação solar na atmosfera superior. Cerca de 30% é reflectida para o espaço e o resto é absorvido pelos oceanos, nuvens e terra.
  5. O ciclo da água é um resultado importante de isolamento solar. A terra, oceanos e atmosfera absorvem a radiação solar e a temperatura sobe. O ar quente sobe dos oceanos causando a convecção. Quando este ar se eleva a altas altitudes, as nuvens são criadas pela condensação do vapor de água. Estas nuvens causam chuvas que trazem água para a superfície da terra que completa o ciclo da água.
  6. A energia solar também tem outro uso. Por meio da fotossíntese, a energia solar é convertida por plantas verdes em energia química, que cria a biomassa.
  7. A horticultura e agricultura procuram fazer o uso máximo da energia solar. Estes incluem técnicas como ciclos de temporização de plantio e mistura de variedades de plantas. Estufas também são usadas para converter a luz em calor para promover o cultivo durante todo o ano de culturas especiais.
  8. Sistemas de água quente solares utilizam energia solar para aquecer a água. Em certas áreas, 60 a 70% da água a 60 graus Celsius pode ser disponibilizada por sistemas de aquecimento solar.
  9. As chaminés solares são sistemas de ventilação solar passiva. Tubos conectam o interior e o exterior do edifício. O funcionamento pode ser melhorado através de vidros e usando materiais de massa térmicas.
  10. A energia solar também pode ser usada para tornar a água potável, água salobra ou salina. Sem usar eletricidade ou produtos químicos, águas residuais podem ser tratadas. Criar sal a partir da água do mar também é um dos mais antigos usos da energia solar.
  11. As roupas podem ser secas ao sol.
  12. Os alimentos podem ser cozidos, secos ou pasteurizados usando energia solar.
  13. Energia elétrica solar é o uso mais excitante da energia solar. A energia solar é convertida em eletricidade usando células fotovoltaicas (método directo).
  14. Processos químicos solares podem substituir os combustíveis fósseis como fonte de energia química e podem tornar a energia solar armazenável e transportável.
    A Fotossíntese pode criar uma variedade de combustíveis.
    A Tecnologia para a produção de hidrogênio é uma grande área de pesquisa pela química solar.
  15. Sistemas de armazenamento térmico podem armazenar energia solar em forma de calor usando materiais comuns com alto calor específico, tais como pedra, terra e água.
    A energia solar pode ser armazenada também em sais fundidos.
  16. A crise do petróleo de 1970 revelou a natureza delicada de combustíveis fósseis como fonte de energia para o mundo. Como tal as pesquisas em energias renováveis alternativas ao petróleo como a energia solar e energia eólica ganharam um forte impulso.
  17. A Energia solar está sendo reconhecida como o futuro de fontes alternativas de energia não poluente e ajuda a combater o efeito estufa ao clima global criado pelo uso de combustíveis fósseis.
  18. O principal Uso doméstico da energia solar é de painéis solares, que absorvem a energia solar para aquecer água.
  19. A Energia solar não produz nenhuma poluição, não tem efeitos ambientais e é ecologicamente aceitável.
  20. A Energia solar é uma das mais amplamente utilizadas fontes de energia renovável. Pode usar tecnologias de energias renováveis para converter energia solar em electricidade.
  21. As Missões espaciais utilizam energia solar para alimentar suas naves no espaço.
  22. A Energia solar é uma fonte muito confiável de energia.
  23. Com os novos avanços em pesquisas científicas, a energia solar poderá ser mais acessível no futuro com a diminuição de custos e aumentando a eficiência.
  24. A Energia solar pode vir a ser a principal fonte de energia renovável do futuro por causa de suas enormes vantagens em potencial.
  25. A terra recebe cerca de 1.366 watts de radiação solar direta por metro quadrado.
  26. A maior central fotovoltaica solar do mundo está localizada no deserto de Mojave, na Califórnia com 1000 hectares.
  27. A Energia solar é o modo preferido de criar eletricidade onde a necessidade é temporária, para por exemplo: feiras, locais de mineração ou Olimpíadas.
  28. A Energia solar também pode ser usada para alimentar calculadoras.
  29. Os Painéis solares não necessitam de manutenção. Funcionam por décadas.
  30. A Energia solar pode reduzir significativamente as contas de electricidade. Além disso, existem muitos incentivos fiscais e programas de desconto concebidos para estimular o uso de painéis solares.
  31. A Energia solar não produz qualquer poluição sonora. Não tem partes móveis e não requer qualquer combustível adicional, além do sol, para produzir energia.
  32. Um sistema de produção de eletricidade com paineis solares consiste em vários painéis solares, um inversor, uma bateria, um regulador de carga, fiação e materiais de apoio. A luz solar é absorvida por painéis solares e é convertida em energia elétrica pelo sistema instalado. A bateria armazena a energia elétrica que pode ser usada num momento posterior, como em dias nublados e durante a noite.
  33. Apoiando-se na bateria de backup, a energia solar pode fornecer a eletricidade 24 × 7, mesmo em dias nublados e à noite.
  34. A Energia solar é medida em quilowatt-hora. 1 quilowatt = 1000 watts.
  35. Embora a energia solar seja utilizada em larga escala, apenas fornece uma pequena fração do abastecimento de energia do mundo.
  36. A Energia solar é utilizada em muitas aplicações, incluindo electricidade, evaporação, biomassa, aquecimento de água, de edifícios e até mesmo para transportes.
  37. Por ser necessário um grande investimento, a energia solar ainda não é usada em larga escala em todo o mundo.
  38. AEnergia solar tem sido utilizada há mais de 2700 anos. Em 700 A.C., as lentes de vidro foram usadas para fazer fogo por concentração dos raios do sol.
  39. O sol também é a principal fonte de energias não renováveis, combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás) começaram a ser formados por plantas e animais à milhões de anos atrás.
  40. Nuvens e poluição impedem os raios do sol de chegar à Terra.

Durante todos os dias do ano o Sol emite energia para sustentar todas as necessidades energéticas do planeta.
A Energia solar é uma tecnologia usada para converter energia solar em outras formas de energia como a energia elétrica ou a energia térmica para aquecer água e edifícios.
Atualmente apenas 10% das necessidades de energia da humanidade é proveniente de energia solar, mas o potencial para o futuro é enorme.

 

Sobre Autor: Vida Sustentável