SpaceX lança carro elétrico da Tesla ao espaço, rumo a Marte

Tesla inicia a fabricação de painéis solares em formato de telhas
06/02/2018
Governo planeja reduzir para 7% o IPI sobre veículos elétricos
07/02/2018

SpaceX lança carro elétrico da Tesla ao espaço, rumo a Marte

Da Agência Ambiente Energia – Elon Musk cumpriu o prometido. O seu Tesla Roadster já está no espaço após o lançamento com sucesso, nesta terça-feira (6), do super foguete Falcon Heavy da SpaceX.

Lançado a partir da mesma plataforma usada há quase 50 anos, no Cabo Canaveral, na Flórida, para levar os astronautas para a Lua.

O poder de impulso do Falcon Heavy é o dobro da sua versão anterior. É composto por três foguetes em linha (com 9 propulsores cada) e por uma ogiva no topo do central. Como reforço tem 27 turbinas projetadas para dar um impulso de 5 milhões de libras.

O lançamento e as etapas seguintes da decolagem foram vistas ao vivo em transmissãorealizada pela SpaceX nas redes sociais.

Do solo foi possível ver também o regresso dos dois foguetes laterais que aterrissaram no mesmo local do lançamento. Depois foi a vez da separação do foguete propulsor do centro.

plataforma-lancamento-spacex

Uma excentricidade, para tornar o projeto mais atraente, foi colocar o carro esportivo Tesla Roadster a bordo.

Musk, que também é diretor da empresa automotiva Tesla, fabricante de veículos elétricos, disse que queria adicionar um toque de drama à operação ao incluir seu carro esportivo no compartimento de carga.

Normalmente, os compartimentos de carga para voos de teste contêm objetos que não são muito valiosos, como barras de aço ou concreto.

Sua intenção é fazer o carro circular em volta do Sol em uma órbita permanente até chegar a Marte, onde ele vislumbra a possibilidade de uma cidade no futuro.

No banco do piloto do veículo estava o “Starman”, um boneco vestido de astronauta, com uma mão ao volante, que no momento da decolagem, foi acompanhado pela canção Space Oddity de David Bowie.

A SpaceX disponibilizou a transmissão do evento que pode ser visualizado no vídeo a seguir:

A previsão é que o Tesla Roadster do Starman fique em órbita em volta do Sol tornando-se mais um astro em uma órbita heliocêntrica elíptica entre as órbitas da Terra e de Marte.

Um dos desafios do lançamento foi conseguir o retorno dos três foguetes aceleradores para serem reutilizados em futuras missões, um procedimento que a SpaceX já conseguiu com um dos foguetes, o Falcon 9, e que ele alcançou novamente, com pelo menos, dois dos três.

O custo de uma missão Falcon Heavy é de 90 milhões de dólares e a capacidade de carga que pode transportar varia em torno de 66 toneladas, se o destino é a órbita terrestre, e 17 toneladas, se o alvo for Marte.

Fonte: Ambiente Energia.