A Nissan Motor Co., Ltd. revelou seus planos de lançar um número cada vez maior de veículos eletrificados, expandir e evoluir os sistemas de condução autônoma e acelerar a conectividade dos veículos.
Essas estratégias fazem parte de seu plano de negócios de médio prazo “Nissan M.O.V.E. to 2022″. Entre os objetivos estão vender anualmente 1 milhão de veículos eletrificados até o ano-fiscal 2022 – sejam 100% elétricos ou aqueles equipados com powertrains e-POWER.
Como parte do “Nissan M.O.V.E. to 2022″, a empresa também pretende:
* Desenvolver oito novos veículos puramente elétricos, com base no sucesso do novo Nissan LEAF
* Lançamento de uma ofensiva de carros elétricos na China sob diferentes marcas
* Introduzir um “kei car” (mini) elétrico no Japão
* Oferecer um veículo elétrico crossover global inspirado no Nissan IMx Concept
* Eletrificar os novos modelos INFINITI a partir do ano-fiscal 2021
* Equipar 20 modelos em 20 mercados com tecnologia de condução autônoma
* Alcance de 100% de conectividade para todos os novos carros Nissan, Infiniti e Datsun vendidos em principais mercados até o final do plano
Philippe Klein, diretor de planejamento da Nissan, disse:
“Nosso produto e estratégia de tecnologia são dedicadas a posicionar a Nissan para liderar a evolução da tecnologia, do negócio e da indústria automotiva. Nossos esforços estão focados no fornecimento da Mobilidade Inteligente da Nissan, englobando os três elementos centrais da eletrificação, condução autônoma, conectividade e novos serviços de mobilidade”.
Falando com a imprensa ao lado dos vice-presidentes sênior Takao Asami e Ogi Redzic, que lidera os respectivos projetos autônomos de condução e conectividade na Aliança, Klein reafirmou que o plano de médio prazo visa impulsionar a receita anualizada em 30%, alcançando 16,5 trilhões de ienes até o final do ano-fiscal 2022.
A empresa também objetiva margem de lucro operacional de 8% e fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 trilhões de ienes. Klein prometeu alavancar os ativos da plataforma e do powertrain da Renault-Nissan-Mitsubishi para apoiar os objetivos da empresa.
Eletrificação
Como parte da estratégia de eletrificação, Klein disse que a Nissan lançará uma ofensiva de produtos na China que será liderada por um novo veículo elétrico do segmento C, que chegará esse ano, derivado da tecnologia do novo Nissan LEAF.
A ofensiva de produto também incluirá um veículo elétrico acessível por meio de uma joint venture da Aliança com a empresa GT New Energy Automotive.
Este novo veículo elétrico acessível será desenvolvido em conjunto pela Aliança e pela sua parceira chinesa Dongfeng em uma plataforma de SUV do segmento A. Mais dois derivados de veículos elétricos também estão sendo preparados para a marca Venucia, vendida apenas na China.
Fonte: Ambiente Energia.