Enel inaugura a usina solar fotovoltaica Rubi de 180 MW, a maior do Peru

Falha em disjuntor causa desligamento de 22,5% da carga total do país
22/03/2018
Protótipo de carro híbrido flex da Toyota percorre 1,5 mil km e chega a Brasília
26/03/2018

Enel inaugura a usina solar fotovoltaica Rubi de 180 MW, a maior do Peru

A Enel, através de sua subsidiária peruana de energia renovável Enel Green Power Peru (EGPP), iniciou as operações da usina solar fotovoltaica Rubi de 180 MV, a maior usina solar no Peru e a primeira da Enel no país.

Para celebrar essa conquista, uma cerimônia de inauguração foi realizada no local com a participação da Ministra de Energia e Minas do Peru Angela Grossheim Barrientos, assim como Antonio Cammisecra, Responsável pela Enel Green Power (EGP), Divisão Energética Global de Energias Renováveis da Enel, Enel Green Power, Luca D´Agnese, Responsável da Enel para América do Sul, e Carlos Temboury, presidente da Enel no Peru.

“A inauguração da maior usina solar fotovoltaica do Peru é exemplo do nosso compromisso em reforçar o desenvolvimento de energias renováveis no país, contribuindo para a diversificação de seu mix de geração e aumentando a produção de energia através de fontes limpas na região Sul do Peru em 12%”, disse Antonio Cammisecra, Responsável pela Enel Green Power.

“O início de funcionamento da Rubi pouco mais de um ano depois do começo da construção fortalece nossa ambição em continuar crescendo no Peru e aproveitar o grande potencial renovável do país”.

A Enel investiu em torno de 170 milhões de dólares na construção de Rubi, como parte dos investimentos definidos no atual plano estratégico da empresa. O projeto, localizado na cidade de Moquegua, província de Mariscal Nieto no Peru, é financiado em parte através dos recursos próprios do Grupo Enel e em parte pelo Banco Europeu de Investimento.

A usina é apoiada por um acordo de compra de energia de 20 anos assinado com o Ministério de Energia e Minas do Peru. Uma vez em operação total, Rubi será capaz de gerar em torno de 440 GWh por ano, que serão entregues ao Sistema Interligado Nacional do Peru (SEIN) através da subestação de Montalvo.

Em linha com o modelo de Criação de Valor Compartilhado (CSV) adotado pelo Grupo Enel, que tem como objetivo combinar desenvolvimento de negócio e necessidades da comunidade local, a EGPP realizou um programa de treinamento com a comunidade local para reciclar os resíduos de madeira do local de construção para fabricar móveis, uma iniciativa implementada com colaboração do Município de Moquegua.

A EGPP também assinou um acordo com a Associação local Asociación de Irrigación Pampa Clemesí para promover fundos concedidos ao desenvolvimento de projetos produtivos e sociais na área de influência da usina solar Rubi.